Muitos dos pontos turísticos da Cidade do Cabo estão localizados a uma distância relativamente curta uns dos outros, porém, alguns deles ficam bem afastados do centro da cidade. Esses deslocamentos maiores necessitam de certo planejamento para visitação, já que estamos falando de distâncias de 40km a até 60km, por exemplo:
- Colônia de Pinguins em Boulders Beach, 40km;
- Vinícolas nas cidades vizinhas de Stellenbosch e Franschoek, 50km;
- Cabo da Boa Esperança e Cape Point, 60 km.
Nós optamos por uma combinação de transporte por aplicativo e carro alugado, e nossa opinião é a melhor opção para se locomover pela Cidade do Cabo.
Táxi e transporte por aplicativo
Em nossos dias pela Cidade do Cabo utilizamos o Uber para os deslocamentos entre os pontos de interesse, claro, isso quando não era possível faze-lo a pé. Devido a praticidade e segurança do Uber, nós descartamos utilizar táxi.
Nós achamos o custo do Uber super barato, por exemplo, do nosso hotel, o Mojo Hotel (clique aqui para conhecer o Mojo Hotel), que fica em Sea Point até o Catedral de São Jorge, bem no centro da cidade, o Uber sai por volta de R38, algo em torno de R$17. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou em dinheiro, nossa opção.
Tem dúvida de onde se hospedar na Cidade do Cabo? Preparamos um post com dicas de hóteis, confere aqui!
Montamos nosso roteiro otimizando os deslocamentos, com isso, pegávamos o Uber do hotel até nossa primeira parada, fazíamos o restante a pé, conhecendo tudo com calma, se necessário, utilizamos o Uber para o ponto seguinte, e depois novamente para o hotel.
Para planejar o seu roteiro e elaborar os seus custos utilize a calculadora da Uber clicando aqui.
Carro Alugado
Alugar um carro na Cidade do Cabo pode ser a melhor alternativa para conhecer os pontos turísticos mais afastados. Como explicamos no inicio deste post, alguns pontos turísticos ficam mais afastados, e devido a distância, custo e logística, utilizar táxi e Uber não seria uma boa opção.
Em nosso roteiro, primeiro conhecemos os pontos turísticos próximos, utilizando o Uber como forma de transporte e andando bastante a pé. Na segunda etapa do roteiro, alugamos um carro no centro da Cidade do Cabo e seguimos em direção a Península do Cabo.
A locação do carro foi super tranquila, alugamos direto no Brasil, através da XXX, e pagamos um preço super em conta!
Muitos viajantes optam por alugar um carro para conhecer a cidade, mas lembre-se que na África do Sul utiliza-se a mão-inglesa na condução de veículos, então, se você não se sente confortável com isso, essa não será a melhor opção.
Além disso, é necessário estudar a questão de estacionamento do carro, em alguns lugares como o V&A Waterfront, Cabo da Boa Esperança e Kirstenbosch contam com estacionamentos, pagos ou não. Porém, nos pontos turísticos do centro da cidade, talvez você encontre maior dificuldade em localizar um lugar para estacionar.
Transporte público
O transporte público na Cidade do Cabo não é dos melhores, com isso talvez você tenha certa dificuldade em utiliza-lo para alcançar todos os pontos turísticos. Um ponto positivo para esse tipo de meio de transporte é o seu preço, bem abaixo das outras opções citadas neste post.
Além do transporte público, existe uma outra opção chamada MyCiti, esse sistema atendente principalmente a região central da cidade, você paga tarifas proporcionais a distância e cobre os principais pontos turísticos. É necessário comprar o cartão do sistema MyCiti e realizar cargas para utilizar nos ônibus. Recomendamos visitar o site da MyCiti, já que a tabela de preços é variável, de acordo com horário de utilização e também de acordo com o tipo de cartão que você compra, Standard ou Mover. Existem também a opção de cartão unitário, onde você utiliza apenas em uma viagem e depois é descartado, ele pode ser comprado em alguns estações, ao custo de R30, algo em torno de R$9.
Para acessar a tabela de preços do MyCiti, clique aqui.
Aconselhamos verificar no site da MyCiti as linhas e pontos que devem ser utilizados para alcançar seus objetivos, não utilizamos o serviço em nossa viagem, mas em uma rápida olhada no mapa das rotas pudemos identificar as principais linhas, todas partindo da estação principal, a Civic Centre, bem no centro da cidade. Fique atento aos pontos de parada para embarque e desembarque pela cidade e também aos horários dos ônibus.
O site da MyCiti disponibiliza um mapa interativo que desenha as rotas, ajudando a localizar a linha correta para o seu destino, acesse aqui. Existem também um app para utilizar em seu smartphone.
Ônibus Hop-on, Hop-off
Outra opção muito utilizada por viajantes são os ônibus Hop-on, Hop-off, os famosos ônibus vermelhos de dois andares. Esse tipo de passeio existe em muitas cidades turísticas pelo mundo. Na Cidade do Cabo o serviço é oferecido pela City Sightseeing.
O interessante deste tipo de passeio é facilidade de deslocamento entre os pontos turísticos, com seu tíquete em mãos, basta subir e descer do ônibus onde desejar, eles seguem uma rota fixa, então desça no seu ponto de interesse, conheça o que deseja e aguarde o próximo ônibus chegar para seguir a rota, ao final, ele sempre retornará para o ponto de origem, que no caso da Cidade do Cabo, fica no V&A Waterfront.
Particularmente não somos muito fãs desse tipo de serviço, principalmente se tivermos um tempo maior para visitar a cidade, preferirmos conhecer por nós mesmo. Mas sim, já fizemos uso em outras cidades e pode ser uma mão na roda caso você tenha pouco tempo para visitar uma cidade, já que esses ônibus passam pelos pontos turísticos mais visitados.